Cinespaço: dicas para um cinema em casa perfeito

Cinespaço

Muitos brasileiros se familiarizaram com o tema cinema em casa por conta do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), devido a exibição de filmes que acontecia no canal, na faixa noturna de 21h30 às 23h25 (uma vez por semana) a princípio, depois no horário da tarde (de segunda a sexta-feira) no horário de 13h30 às 15h30.

Para muitas pessoas esta é uma prática bastante comum: escolher um bom filme, preparar uma pipoca e se aconchegar no sofá por algumas horas seguidas. Porém, diferentemente de antes, agora existem muitos serviços (Netflix, Prime Video, Globoplay, Disney, etc, etc, etc) que disponibilizam uma infinidade de títulos de filmes, séries, documentários, entre outras produções.

Sendo assim, se você quer transformar sua sala ou outro cômodo num espaço de cinema, confira as dicas para montar um cinema em casa dos sonhos!

Já adiantando: uma boa sala de cinema precisa de uma boa imagem, um som de qualidade e muito conforto!

1. A tela ideal

A tela é, sem dúvida, a parte mais importante do cinema. Portanto, para a sua casa, o ideal é obter a melhor imagem, o mais nítida e viva possível, seja em uma TV ou em um projetor.

Atualmente, a resolução que oferece a maior qualidade de imagem é a 4K, também conhecida como UHD ou Ultra HD – uma imagem com quatro vezes mais resolução do que a Full HD. Hoje, alguns conteúdos já são produzidos nesta qualidade. Além disso, são ótimas TVs para assistir campeonatos de futebol (Copa do Mundo, Champions League, etc), jogar videogame, entre outros.

Sendo assim, para montar deixar a sua sala pronta para um cinema perfeito, opte por um dos modelos de TVs 4K, de preferência em um tamanho maior, caso sua sala comporte bem – lembre-se que ter uma certa distância do sofá para a televisão também é algo importante para um maior conforto.

Outra opção também interessante é investir em um projetor. Os melhores projetores prometem reproduzir uma “tela de cinema” em qualquer local. Porém, como nem tudo são flores (ou finais felizes, como estamos falando de cinema =P), os projetores com capacidade de mais polegadas e boa qualidade de imagem, são encontrados no mercado por preços elevados.

Além disso, também é preciso considerar que o equipamento vai depender de um espaço como uma parede ou tela adequada para a projeção.

MELHORES TVS 4K DO MERCADO EM 2021
Smart TV 4K UHD UN731C (LG) Smart TV 4K OLED CX (LG) Smart TV 4K Q70T (Samsung)
MELHOR OFERTA MELHOR OFERTA MELHOR OFERTA

2. O som de qualidade

Além da tela, a sala de cinema conta com um áudio excelente, que é capaz de projetar o som de vários pontos, o que contribui demais para a imersão.

Ou seja, quer a experiência completa ou mais próxima possível? Invista em um som de qualidade para o seu ambiente.

Um aparelho que melhora demais a experiência sonora na hora de assistir a um filme, série, jogo ou qualquer programa de televisão são os soundbars. Em geral, eles ocupam pouco espaço, têm design discreto e, mais importante, reproduzem um som de grande qualidade.

O ideal é optar por aparelhos que tenham entradas HDMI, que suportam mais formatos de áudio em alta qualidade.

MELHORES SOUNDBAR DO MERCADO EM 2021
Soundbar SL9YG (LG) Soundbar HW-Q60T (Samsung) Soundbar SNH5 (LG)
MELHOR OFERTA MELHOR OFERTA MELHOR OFERTA

3. O sofá confortável

Já definiu a tela e o som do seu cinema? Agora é hora de pensar no conforto máximo; ou seja, naquele sofá que abraça, que dá para esticar bem as pernas e, se possível, até mesmo deitar – sim, para você se sentir naquelas salas VIP que algumas redes de cinemas oferecem.

Nesta hora, não há melhor escolha que um bom sofá-cama ou retrátil, que são, sem dúvidas, os sofás mais confortáveis para passar boas horas assistindo algo, especialmente se estiver acompanhado. Afinal, ninguém merece ficar num lugar apertado, sendo cutucado a todo tempo até o filme acabar, não é mesmo?

Outra sugestão válida caso sua sala não caiba um sofá grande, é colocar um tapete daqueles bem macios, que dá vontade de se esparramar e ficar por lá mesmo. Opte por modelos felpudos ou peludos.

MELHORES SOFÁS DO MERCADO EM 2021
Sofá Lisboa Retrátil Reclinável com Molas Sofá Connect Retrátil e Reclinável Com Molas S Sofá Retrátil e Reclinável Diamond
MELHOR OFERTA MELHOR OFERTA MELHOR OFERTA

4. O ambiente escuro

Outra coisa que faz muita diferença para a imersão enquanto assiste algo é a quantidade de luz que entra no ambiente. Não existe nada pior do que ligar a TV e precisar se esforçar para ver o que está passando na tela, especialmente se o filme ou série forem mais escuros (terror, por exemplo).

Por isso, ainda que isso exija investir um pouco mais, escolha uma boa cortina para sua porta e/ou janela.

Nesse quesito, as melhores opções são as cortinas blackout. No Brasil, elas são muito conhecidas como cortinas blecaute, sendo o termo que possui mais buscas na internet no país.

Desenvolvidas para bloquear a entrada de luz e raios solares no ambiente, as cortinas blackout ajudam a manter a temperatura do local amena, e ainda ajudam a abafar ruídos externos.

Por fim, uma cortina bonita pode fazer toda a diferença na decoração e, consequentemente, no aconchego. Sem ela, parece que falta alguma coisa no ambiente.

MELHORES CORTINAS BLACKOUT DO MERCADO EM 2021
Cortina Blackout PVC com Tecido Voil Xadrez Cortina Blackout Moscou Santista Cortina Blackout de Sala e Quarto Em Tecido
MELHOR OFERTA MELHOR OFERTA MELHOR OFERTA

5. A pipoca perfeita

Para grande parte das pessoas a ida do cinema deve obrigatoriamente estar acompanhada de pipoca, senão nem conta. Para se ter uma ideia, nos anos 40, a pipoca já tinha seu lugar cativo na maioria das salas de cinema nos EUA, e o cheiro de manteiga e sal pairava nos cinemas.

Mas como reproduzir essa experiência em casa?

Hoje em dia existem diversas maneiras de preparar o famoso petisco, e o mais fácil deles é nas pipoqueiras elétricas, que além de bastar colocar o milho e esperar estourar ainda entregam uma pipoca mais saudável, já que praticamente nenhum modelo faz uso de óleo.

E caso seja fã da manteiga, normalmente dá para derreter uma quantidade num recipiente acoplado nas pipoqueiras enquanto ela faz o estouro do milho.

Se você for raiz, também existem diversas panelas pipoqueiras, daquelas que possuem hastes misturadoras. O bom desses modelos é que eles são mais versáteis, possibilitando fazer mais receitas: pipoca tradicional, pipoca doce, pipoca com azeite, etc.

MELHORES PIPOQUEIRAS DO MERCADO EM 2021
Pipoqueira Pop Time PIP B (Britânia) Pipoqueira Pic Poc (Brinox) Pipoqueira PopFlix PP-03 (Mondial)
MELHOR OFERTA MELHOR OFERTA MELHOR OFERTA

Resumo

Para garantir que você está pronto(a) para montar seu espaço digno de uma experiência de cinema, vamos recapitular rapidamente o que pode ser considerado necessário/ideal.

Falamos sobre a importância de uma boa tela, que pode ser uma TV 4K ou um projetor (mas o projetor exige alguns critérios a mais); reforçamos a importância de um som de qualidade, que contribui absurdamente para a imersão.

Por falar em imersão, indicamos a aquisição de um sofá grande para uma imersão de conforto – e como complemento um tapete daqueles felpudos; outro critério abordado foi o controle de entrada de luz no ambiente, que pode ser feito através de uma cortina, preferencialmente os modelos blackout.

Por fim, para completar a experiência, deixamos as dicas de utensílios para o preparo da famosa pipoca de cinema, que aí vai da preferência, podendo ser feita em uma pipoqueira elétrica (mais prático) ou em uma pipoqueira manual (mais versátil).

E agora, tudo certo para seu espaço de cinema pessoal?