5 melhores cubos mágicos para resolver em 2021

Ótimas opções de variados modelos (2x2, 3x3, 4x4, etc)

Melhores Cubos Mágicos

O cubo mágico – também chamado de cubo de Rubik – é um objeto mundialmente reconhecido, que bateu recordes em unidades vendidas. Além da versão tradicional, atualmente existem outros tipos de cubos mágicos, além de competições que envolvem resolver o “brinquedo” no menor tempo possível.

Como você deve estar interessado(a) em adquirir um cubo (talvez seu primeiro), listamos abaixo alguns modelos ótimos, e também deixamos algumas dicas e curiosidades sobre o objeto que, de princípio, pode parecer impossível de solucionar, indo além da compreensão dos quebra-cabeças convencionais; porém com paciência e estudo de técnica ele vai se tornando possível.

A seguir você verá:

  1. Quem inventou o cubo mágico
  2. Melhor cubo mágico
  3. Melhor cubo mágico profissional
  4. Análise dos melhores cubos
  5. Combinações possíveis no cubo mágico
  6. Dicas para resolver cubo mágico
  7. Dicas de filmes e séries com cubo mágico

Confira as dicas dos melhores cubos do mercado!

1. Quem inventou o cubo mágico?

Ernő Rubik, um inventor, arquiteto e professor de arquitetura húngaro foi o criador do cubo mágico – que também é conhecido como Cubo de Rubik – no ano de 1974.

Enquanto professor de design, Rubik mantinha seu hobby de construir modelos geométricos. Um deles era um protótipo de seu cubo, feito de 27 blocos de madeira; Rubik levou um mês para resolver o cubo.

Após isso, ele provou ser uma ferramenta útil para o ensino da teoria algébrica de grupos e, no final de 1977, a Konsumex, empresa comercial estatal da Hungria, começou a comercializá-lo.

Em 1980, o Cubo de Rubik foi comercializado em todo o mundo, com mais de 100 milhões de unidades autorizadas vendidas, e cerca de 50 milhões de imitações não autorizadas.

2. Qual cubo mágico comprar em 2021?

O melhor (e mais nostálgico) cubo mágico para comprar é o Cubo Rubiks Hasbro, que mantém as cores mais clássicas do brinquedo. Ele é uma ótima opção para iniciantes, possui uma mobilidade boa para quem está começando e costuma durar bastante.

3. Qual o melhor cubo mágico profissional?

Uma versão profissional excelente do cubo mágico é a da marca Qiyi. Além de lindo, ele possui uma mobilidade incrível, sendo ótimo para melhorar a velocidade. Suas cores também são bastante chamativas e ele não é adesivado.

4. Análise dos melhores cubos mágicos do mercado

Hoje em dia existem diversas variações do cubo original, de 2x2x2, 3x3x3, 4x4x4, 5x5x5 e até versões de 20x20x20; confira as versões que selecionamos e analisamos!

1º – Cubo Rubiks 3×3 Hasbro | Versão clássica ideal para ser o primeiro cubo

Esta versão da Hasbro é uma das mais clássicas do cubo mágico.

Ele é ótimo e possui uma boa qualidade de cores (as quais não são adesivos). Em relação aos movimentos, ele não têm a articulação mais macia do mercado, porém não chega a travar nas rotações. Para iniciantes, atende super bem, especialmente por ser mais fácil controlar o movimento.

O cubo acompanha um suporte que pode ser usado para armazená-lo quando não estiver em uso.

Compre o cubo nas principais lojas do Brasil:

TOP comentários sobre o Cubo Rubiks 3×3 Hasbro:

  • “Sempre comprei aqueles cubos de “1,99” que com o tempo você tinha que mexer um pouco devagar para não desmontar, mas assim que aprendi a montar um decidi investir nesse com um pouco mais de qualidade, é outra pegada, mexe de uma forma firme sem demonstrar que desmonta a cada movimento, consigo mexer rapidamente sem as peças pularem, e agora posso treinar para aumentar cada vez mais a velocidade.”
  • “O cubo é muito bom, atendeu perfeitamente. Eu tenho um que é mais barato e que é excelente, porém gostei desse da mesma forma. Vale a pena pra quem está iniciando nesse mundo.”
  • “Um cubo bem bacana, qualidade do material e das cores. Não é cubo profissional, mas é muito bom pra quem é fã.”
  • “Produto com peças coloridas não são adesivadas, muito bom, realmente é um produto de qualidade.”

2º – Cubo Mágico Profissional 3×3 Qiyi | Ótimo cubo profissional macio e veloz para manusear

Um excelente cubo profissional com ótimo acabamento, que possibilita giros macios e rápidos é este da marca Qiyi.

Ele serve para iniciantes, mas é mais recomendado para quem já tem certo contato com o objeto, justamente pelo manuseio ser mais sensível, o que pode acarretar maiores erros para quem não está habituado.

Já para uso intermediário/avançado ele é um bom aliado para aumentar o tempo de resolução.

Em relação ao design, o cubo tem cores muito bonitas, diferentes do mais convencional, e não há adesivos, o que garante maior durabilidade da peça.

Compre o cubo nas principais lojas do Brasil:

TOP comentários sobre o Cubo Mágico Profissional 3×3 Qiyi:

  • “Recomendo este cubo, muito bom. Bem macio e resistente.”
  • “Muito bom cubo, camadas bem flexível e resistente.”
  • “O cubo é ótimo, super leve, macio, não enrosca de jeito nenhum. Não tem adesivos colados. E ainda vem com um tutorial de como resolvê-lo (em inglês). Super recomendado.”
  • “Produto de excelente qualidade com giro muito macio. Ótimo custo x benefício.”
  • “Cubo extremamente macio e flexível, permite fazer giros facilmente com apenas 1 dedo. Para quem está acostumado com outros cubos baratos e “duros”, esse aqui vai melhorar o seu tempo consideravelmente. Ainda permite você retirar a tampinha do centro pra ajustar o parafuso. Ótimo cubo tanto para crianças como também para quem está levando mais a sério esse hobby.”

3º – Cubo Mágico Profissional 3×3 YongJung Guanlong | Versão profissional com as cores do clássico

Mais um modelo de cubo 3×3 na lista.

Este lembra mais o cubo tradicional em relação às cores, mas possui peças que giram com muita maciez, sendo também voltado para uso profissional e para aumento de velocidade.

Importante: este modelo pode ser vendido na versão adesivada ou pintada. Caso tenha dúvidas e/ou preferência, questione a loja ou vendedor antes de finalizar a compra.

Compre o cubo nas principais lojas do Brasil:

TOP comentários sobre o Cubo Mágico 3×3 YongJung Guanlong:

  • “Ótimo material, diversão e desafios garantidos!”
  • “Desliza bem.”
  • “A qualidade do produto superou minhas expectativas.”
  • “Boa qualidade, fácil manuseio, não trava.”
  • “Pra quem saiu do cubo de 1 e 99 esse aqui é perfeito! O melhor cubo que já vi na vida! É bem molinho de mexer, é bem rápido pra girar, eu gostei demais! Pra mim, é uma grande revolução, uma grande diferença! Meu primeiro cubo profissional.”
  • “Muito bom o produto, a diferença é gritante entre esse produto e aqueles cubos baratinhos que a gente tá acostumado. É relaxante só de manusear.”

4º – Cubo Mágico Profissional 2×2 Qiyi | Modelo mais fácil ideal para iniciantes

O 2x2x2 profissional da Qiyi é outro que se destaca entre os modelos de cubos.

Assim como a versão 3×3 da marca (que incluímos mais acima na lista), este cubo tem uma mobilidade excelente, permitindo giros rápidos e precisos.

Suas cores vivas também se destacam, além de não serem adesivadas, o que garante uma maior durabilidade da peça.

Caso não saiba, o cubo 2×2 é mais fácil do que todos os outros cubos, já que ele possui apenas 2 camadas. Sendo assim, é bastante válido começar por este modelo caso não tenha tido muito contato com o “brinquedo”.

Compre o cubo nas principais lojas do Brasil:

TOP comentários sobre o Cubo Mágico Profissional 2×2 Qiyi:

  • “Excelente qualidade, desliza com muita facilidade. Super macio para a mudança das peças. Comprei para minha filha, ela amou.”
  • “Bem bom o cubinho, tem um giro macio e eu curto bastante as cores que a Qiyi está usando nesses cubos stickerless. Para quem quer começar com os 2×2 é uma ótima opção.”
  • “Ele é bem maleável, gira bem, não tenho reclamações.”
  • “Cubo perfeito. Fácil e prático manuseio. Vem também com instruções para completá-lo. Excelente! Super recomendo!”

5º – Cubo Mágico Profissional 4×4 Qiyi | Ótima opção profissional com mais camadas

Este modelo, conhecido popularmente como 4×4, já impõe um maior desafio, tornando o processo mais complexo, mas sendo também um bom exercício para o cérebro.

Ele possui parafusos com molas em cada face do cubo, o que permite a regulagem, manutenção e lubrificação sempre que necessário.

O giro, assim como se espera de um objeto profissional, é bem macio, e suas cores também se destacam, sendo vivas e com ótimo acabamento.

Compre o cubo nas principais lojas do Brasil:

TOP comentários sobre o Cubo Mágico Profissional 4×4 Qiyi:

  • “Amei muito! O manuseio é excelente, o deslize é simples e fácil e as cores maravilhosas; valeu o investimento.”
  • “Muito bom produto. Cores vivas, peças de boa qualidade, fácil de manusear, inclusive, já vem bem regulado.”
  • “Bonito e de boa qualidade! Dei de presente e foi sucesso! Fácil de mexer, maleável e com cores vivas e lindas! Não é de papel adesivo então acredito que durará bastante.”
  • “Produto de altíssima qualidade, ótimo giro e corta quina eficiente, fácil manutenção e preço acessível, recomendo.”
  • “Muito bom. Mais difícil de montar que o 3×3, ótimo para desenvolver o raciocínio lógico.”

5. Qual o número de combinações possíveis no cubo mágico?

Os cálculos dizem que são mais de 40 quintilhões de combinações possíveis no cubo mágico – mais precisamente 43.252.003.274.856.000 -, mas somente uma chega ao resultado correto.

6. Dicas para montar seu primeiro cubo mágico

Para quem decide aprender a montar o cubo mágico, paciência, determinação e estudo são bons para chegar ao resultado satisfatório. Veja algumas dicas:

  • O método mais indicado para quem está começando é o de camadas (pesquise sobre ele);
  • Procure vídeos explicativos no YouTube, de preferência aqueles tutoriais, pois caso assista algum muito avançado de cara, talvez ele te faça desistir antes de começar;
  • Não foque em velocidade inicialmente;
  • Veja o movimento ensinado, mas não apenas o copie, tente entender o porquê de aquela peça ter que se movimentar da maneira demonstrada, isso fará você começar a pegar a lógica do cubo;
  • Por fim, pratique, e não desista rápido. Após algum tempo, a atividade deixa de ser “estressante” e vira prazerosa.

7. Filmes, séries e documentários que falam sobre cubo mágico

Caso tenha interesse em mergulhar mais a fundo no universo dos cubos mágicos, listamos abaixo algumas produções que vale a pena assistir. Algumas tem o cubo como assunto principal ou com importante papel em algumas cenas, em outras ele faz apenas uma breve aparição.

  • Magos do Cubo – documentário Netflix (2020)
  • À procura da felicidade (2006)
  • Jogador Nº1 (2018)
  • Snowden – Herói ou Traidor (2016)

Outras dicas que você vai gostar:

Sempre que precisar escolher algo, digite no Google: Uma dica por dia + produto. Ex: "Uma dica por dia melhor liquidificador".

Ou clique aqui e busque direto 🤩

*O melhor preço indicado em cada produto foi checado na última data de atualização deste artigo. Qualquer modificação no valor é de inteira responsabilidade da loja em questão.

**O melhor preço indicado faz referência ao valor do produto e frete somados.

Deixe sua opinião

Por favor, digite sua opinião!
Por favor, digite seu nome aqui