Saiba o melhor Echo Dot para comprar em 2021

Confira o ranking e escolha seu novo dispositivo inteligente!

Melhor Echo Dot

Se você tem pesquisado sobre o Echo Dot e pensando em ter um na sua vida, este artigo vai te ajudar a fazer a melhor escolha.

Já existem algumas gerações do dispositivo, que sempre chega com novas funções e mais qualidade, e o mais importante, todos têm suporte integrado para Alexa, a plataforma de assistente digital da Amazon.

A seguir você verá:

  1. O que é o Echo Dot?
  2. Principais funções do Echo Dot
  3. Melhor Echo Dot
  4. Análise dos melhores Echo Dot

Entenda o ranking antes de comprar seu novo dispositivo!

1. O que é Echo Dot?

Diferentemente do que alguns pensam, o Echo Dot não é apenas uma caixa de som, e sim uma versão menor do dispositivo inteligente Amazon Echo.

Ele tem alguns botões que controlam o volume, silenciam o alto-falante e ativam o dispositivo para ouvir uma pergunta ou comando (embora você não precise tocar nos botões para usá-lo; ele foi projetado para responder principalmente a comandos de voz).

2. Quais as principais funções do Echo Dot?

Entre as principais funções do Echo Dot estão: reprodução de músicas, despertador e alertas, funções do dia a dia (horóscopo, previsão do tempo, curiosidades, etc) e fazer pedidos pela Alexa (pedir um Uber, uma pizza, etc).

E claro, caso o usuário possua uma “casa inteligente”, com diversas automações, o dispositivo responde aos comandos auxiliando em tarefas: acender e apagar luzes, abrir cortinas, entre outras.

3. Qual o melhor Echo Dot para compra em 2021?

O melhor Echo Dot para comprar em 2021 é o de 4ª geração.

Se comparado ao de 3ª geração, o som está mais limpo e potente e sua capacidade de reconhecimento de fala e execução de tarefas está mais completa. Ele também tem configuração fácil, rápida e intuitiva.

4. Análise dos melhores Echo Dot

Ainda que o Echo Dot 4º geração seja o melhor investimento atualmente, também incluímos o review de mais dois modelos que vale a pena você saber as vantagens e desvantagens.

Então, vamos ao ranking:

Vale saber: o aplicativo Alexa e os produtos habilitados para a Alexa incluem vários recursos para clientes com necessidades de acessibilidade relacionadas à visão, audição, mobilidade e fala.

1º – Echo Dot 4ª geração

Principais características Tamanho
  • 1 alto-falante de 1,6 com direcionamento frontal
  • Saída de áudio de 3,5mm
  • 10x10x8,9cm
  • 328g

VER NA LOJA ↵

Esta 4º geração do Echo Dot tem um som mais claro. Dá pra distinguir melhor os instrumentos, por exemplo.

A configuração também é bem simples, em poucos minutos você já sai falando com ela.

O alcance de escuta do microfone é alto e os comandos são entendidos mesmo que sejam ditos em outro cômodo da casa. Basta apenas falar de forma clara.

Peça para a Alexa tocar músicas, responder perguntas, ler as notícias, checar a previsão do tempo, criar alarmes, controlar dispositivos de casa inteligente compatíveis, entre outros.

Mais detalhes sobre ele:

  • 1 alto-falante de 1,6 com direcionamento frontal
  • Saída de áudio de 3,5mm
  • Tamanho: 10x10x8,9cm
  • Peso: 328g

O maior ponto de atenção, assim como na versão anterior, é a falta de bateria. O dispositivo só funciona ligado na tomada.

Mais opiniões sobre o Echo Dot 4ª geração:

  • “Qualidade de som me deixou impressionada. Depois que você faz os ajustes necessários, ela é maravilhosa. Eu não me arrependo de jeito nenhum, vale muito a pena. Os ajustes para reconhecimento de voz e aplicativos para ela poder fazer o necessário é super fácil, baixa o aplicativo no celular o aplicativo deixa tudo super tranquilo de entender.”
  • “O som é mais potente e mais nítido, uma vez que a posição do alto-falante foi modificada. Não percebi nenhum problema em relação ao reconhecimento de voz, para mim não mudou, continua bom, não tive problemas até então.”
  • “Sou usuário do sistema Alexa faz tempo e tenho alguns equipamentos desse tipo em casa. Comprei e instalei a Echo Dot 4ª Geração, ficando bastante satisfeito com ele, assim como com a Echo Dot 3ª Geração e a Echo Show 5″ que tenho. Fiz uma comparação entre as três e achei que a da 4ª Geração tem uma potência de som pouco melhor que a da Echo Dot 3ª Geração, porém, como já acontece com a Echo Show 5″ com som direcionado para trás, tem seu som direcionado para frente, diferentemente da Echo Dot 3ª Geração que o distribui esse por 360⁰. Portanto, caso se venha a utilizar o equipamento num canto ou próximo a uma parede, a Echo Dot 4ª Geração terá uma performance pouco melhor que a Echo Dot 3ª Geração.”
  • “Excelente assistente, som muito bom e limpo, a Alexa ainda tem dificuldade de encontrar alguns artistas e isso é chato, controle do volume por voz é muito top, reconhecimento da voz não encontrei problema algum! Deveria a voz ser mais natural e ter integração com YouTube Music, fora isso está excelente.”

2º – Echo Dot 3ª geração

Principais características Tamanho
  • 1 alto-falante de 1,6
  • Saída de áudio de 3,5mm
  • 4,3×9,9×9,9cm
  • 300g

VER NA LOJA ↵

Visualmente os dois dispositivos são bem diferentes, já que esse é um disco e o seu sucessor citado anteriormente é uma “bolinha”.

Mas ele ainda segue sendo uma ótima opção, especialmente pelo preço e, por isso, foi colocado em segundo lugar em nosso ranking. No geral, é um dispositivo funcional e intuitivo desde o primeiro setup, pois não requer muito esforço para configurar.

O produto tem excelente acabamento e o som surpreende apesar do tamanho. As luzes são um charme a mais.

Ele também possui botões de volume (+ e -) no topo do equipamento, mas são quase desnecessários, já que você pode simplesmente pedir para ajustar o volume, usando “Alexa, volume nível 3”, por exemplo.

Mais detalhes sobre ele:

  • 1 alto-falante de 1,6
  • Saída de áudio de 3,5mm
  • Tamanho: 4,3×9,9×9,9cm
  • Peso: 300g

Por fim, os microfones tem um ótimo alcance e a Alexa funciona muito bem.

Mais opiniões sobre o Echo Dot 3ª geração:

  • “O som me surpreendeu muito, fiquei com receio de comprar uma caixinha pequena e o som ser ruim, mas não deixa nada a desejar com relação à marcas como JBL, por exemplo. Comprei esse aparelho muito pela questão da leitura dos Kindle, mas para essa função especificamente (e apenas para essa), a Echo Dot é bem ruim.”
  • “Ótimo produto. Ainda falta muito pra eu conhecer, mas ela funciona muito bem. Achei a qualidade do som ótima e a caixinha é bem alta. Recomendo a todos.”
  • “O produto é excelente, som excelente, entende tudo perfeitamente. Porém uma falha GIGANTESCA: Ela não tem bateria interna, só funciona se ficar ligada na tomada direto. Isso limitou 80% do transporte dela para os locais, tocar em outros ambientes.”
  • “Em linhas gerais é bem divertido ter uma assistente virtual, são os primeiros passos para a automação de casas cada vez mais inteligentes.”

3º – Echo Dot 4ª geração com relógio

Principais características Tamanho
  • 1 alto-falante de 1,6 com direcionamento frontal
  • Saída de áudio de 3,5mm
  • 10x10x8,9cm
  • 338g

VER NA LOJA ↵

Esta versão é similar à 4ª geração, que ocupa nosso primeiro lugar de melhor Echo Dot. A diferença aqui fica por conta do relógio.

Aliás, uma característica legal do relógio é que ele tem o dimmer, ou seja, a luz fica mais fraca quando a iluminação do ambiente baixa, não atrapalhando o sono caso esteja no quarto, por exemplo.

Ela é igualmente fácil de configurar e oferece um som de muita qualidade.

Mais detalhes sobre ele:

  • 1 alto-falante de 1,6 com direcionamento frontal
  • Saída de áudio de 3,5mm
  • Tamanho: 10x10x8,9cm
  • Peso: 338g

Em geral, caso não queira investir mais apenas por conta do relógio, nossa recomendação é que fique na versão “simples” da 4ª geração, que entrega uma experiência praticamente igual por um valor mais baixo.

Mais opiniões sobre o Echo Dot 4ª geração com relógio:

  • “Excelente custo benefício com som melhorado, captura de voz excelente, visual muito agradável e relógio que dá um toque incrível a sua assistente. Para quem já tem os modelos de geração anterior vai adorar o relógio.”
  • “Produto excelente, como todos os dispositivos que usam a assistente Alexa. Este em especial é mais bonito e tem uma projeção de som mais para sua parte frontal. Ou seja, é ideal para ser colocado em um local que tenha uma parede ao fundo, fazendo com que o som pareça ser mais potente.”
  • “Trata-se de uma caixinha de som vitaminada, atende a vários tipos de comandos de voz, liga-se a rádios online e serviços de streaming de música, além de servir como rádio relógio/relógio de mesa. Vale a pena se você gosta de tecnologia e se planeja ter sistema de automatização/inteligente em casa para lâmpadas, alarmes e aparelhos que se conectem via internet pela Alexa.”
  • “A caixinha é linda, tem um som (pra música) muito bom, e o relógio é um detalhe que já me faz falta aqui em casa. Sem contar que pode ser um brinquedo bem legal!”

Melhores ofertas da semana:

ECHO DOT MELHOR OFERTA
Echo Dot 4ª geração CLIQUE AQUI
Echo Dot 3ª geração CLIQUE AQUI
Echo Dot 4ª geração com relógio CLIQUE AQUI

Outras dicas que você vai gostar:

Sempre que precisar escolher algo, digite no Google: Uma dica por dia + produto. Ex: "Uma dica por dia melhor liquidificador".

Ou clique aqui e busque direto 🤩

*O melhor preço indicado em cada produto foi checado na última data de atualização deste artigo. Qualquer modificação no valor é de inteira responsabilidade da loja em questão.

**O melhor preço indicado faz referência ao valor do produto e frete somados.