6 melhores consoles (videogames) para você comprar em 2021

Todos os detalhes sobre eles!

Melhores Consoles

Escolher o melhor console do mercado não é uma tarefa fácil, já que, de modo geral, o “melhor” nesse caso varia de acordo com gosto pessoal, valor que você tem disponível para gastar, jogos preferidos, etc.

O mercado conta com bons videogames das empresas Sony (PlayStation), Microsoft (Xbox) e Nintendo (Switch, DS, etc). Veja quais são as opções mais viáveis e escolha aquela que se “encaixa” no seu bolso e proporcionará a maior diversão.

A seguir você verá:

  1. Melhor console
  2. Análise dos melhores consoles
  3. Dicas para escolher seu videogame
  4. PS5 ou Xbox Series X?
  5. Ray tracing

Saiba os detalhes sobre cada console que se destaca no mercado!

1. Qual é o melhor console para comprar em 2021?

O melhor console para comprar em 2021 levando em conta configurações gerais é o Xbox Series X, da Microsoft. Já se você tem preferência pelos jogos ou pelo aparelho da Sony, a melhor opção é o PS5.

Xbox Series X CONFERIR
PS5 sem estoque

Também há a opção de “custo-benefício” dos consoles da nova geração: o Xbox Series S. Já se está em busca de um bom portátil, uma excelente opção é o Nintendo Switch.

2. Análise dos melhores consoles de videogame de 2021

Veja a seguir quais foram os consoles selecionados, detalhes sobre eles, entre outras informações úteis que vão te ajudar na sua escolha.

1º – Xbox Series X

O melhor do Xbox Series X Pontos de atenção
  • Design simples e compacto
  • Silencioso e muito rápido
  • Extremamente potente
  • Retrocompatibilidade bastante completa
  • Tem SSD de boa capacidade
  • Excelente controle
  • Resolução de 4k com até 120 FPS
  • Suporte a ray tracing e a 8K
  • Xbox Game Pass tem ótimo custo-benefício
  • Preço elevado
  • Jogos caros
  • SSD para armazenamento extra bastante caro

CONFERIR ↵

Se você está em busca de um console da nova geração e não se importa muito com nenhum jogo em específico que seja exclusivo de outra plataforma, ou mesmo tem preferência pelos games e produtos da Microsoft, de modo geral, a melhor opção para comprar em 2021 é o Xbox Series X.

O Series X é o videogame com as configurações mais potentes da atualidade: tem 16GB de RAM GDDR6, processador octa-core com até 3,8 GHz e chip gráfico AMD com arquitetura Radeon RDNA 2, frequência de 1,825 GHz e 12 teraflops.

Já de armazenamento, o aparelho conta com 1TB de SSD (802GB livres ao usuário), que o deixa extremamente rápido e ainda é capaz armazenar uma boa quantidade de games e conteúdos em geral.

A quantidade de conteúdo que o SSD é capaz de armazenar vai variar muito de acordo com os games escolhidos pelo jogador, pois, em alguns casos, é provável que um único título da nova geração ocupe até uns 200GB de memória.

Graças ao SSD ele baixa ou transfere os jogos e arquivos de maneira muito eficiente. Além disso, os loadings também são extremamente rápidos, agilizando muito o início das jogatinas e demais processos.

Já em relação a desempenho e resolução, o Series X consegue rodar os jogos em 4K em até 120 FPS, com possibilidade de rodar em até 8K.

Porém, o verdadeiro potencial dele (e dos demais consoles da nova geração) provavelmente só será explorado nos próximos anos, e boa parte das desenvolvedoras devem optar por 4k a 60 FPS, deixando os 120 FPS ou 8K para uma realidade um pouco mais distante.

Em questão de design, ele é compacto (levando em conta tamanho e desempenho) e também é bonito, lembrando um gabinete de PC em versão miniatura.

Outra grande ponto a se destacar no Series X é a retrocompatibilidade, pois ela permite que você jogue games de todos os consoles da marca: Xbox, Xbox 360 e Xbox One; ou seja, funciona como “vários videogames” em um só, fazendo com que você “mate” aquela nostalgia sem precisar tirar os aparelhos antigos da caixa.

Já um ponto que ele deixou a desejar nesse quesito é a falta de compatibilidade com o Kinect, que é um sensor de movimento muito bacana criado pela empresa. Mas, no geral, não é nada grandioso.

O controle, embora não tenha sido um grande diferencial do aparelho, também é muito bom, pois possui ótima pegada e responde muito rápido aos comandos. Além disso, ele é bonito.

Uma das novidades do controle da nova geração em relação aos controles das gerações anteriores é o botão de compartilhamento (share), que agiliza e facilita muito os processos de captura de tela e gravação de vídeos.

De modo geral, o Xbox Series X não possui nenhum grande problema, o que mais “deixa a desejar” no console é o preço absurdo aqui no Brasil, que limita muito a quantidade de pessoas que podem usufruir do produto.

Os poucos jogos que saíram até o momento para o console também estão sendo vendidos por um preço bem elevado por aqui, o que também limita muito os usuários, mas, graças ao Game Pass isso é algo “contornável” até certo ponto, especialmente se você não se importa em jogar os títulos na época de lançamento.

Melhor preço do console nas principais lojas do Brasil:

Resenhas de quem comprou o Xbox Series X:

  • “O produto é excelente! Atingiu todas as expectativas. É poderoso, silencioso, bonito, combina com qualquer objeto. As imagens na Tv 4k simplesmente ficam estupendas e super fluidas, graças aos 60fps (infelizmente minha tv não tem suporte a 120fps, mas o console suporta). A transição foi super suave também, já jogava no Xbox One. Continuei com todos os meus jogos e não precisei fazer nada a mais para transferir os salvamentos que já tinha, o console já o faz automaticamente. O controle tem melhorias notáveis em comparação com o console anterior: o D-pad é muito confortável (o centro dele tem uma posição neutra que serve até como descanso), os antideslizantes atrás e nos gatilhos geram um tato melhor e o botão share facilita bastante capturar os momentos que preciso, sem precisar sair do jogo. Sobre os serviços, o Game Pass realmente é o melhor custo-benefício, posso explorar diversos jogos que, de outra maneira, talvez eu não comprasse e não soubesse quão bons eram, ou seja, centenas de jogos no valor de uma assinatura mensal acessível. Agora que venham cada vez mais jogos!”
  • “Console extremamente poderoso, rápido, gráficos incríveis, excelentes jogos e o melhor, muitos e muitos games para desfrutar no lançamento com Xbox Game Pass + EA Play, o melhor serviço de jogos da atualidade. É compacto e pequeno para o tanto de poder que ele apresenta. O controle visualmente parecido com o do Xbox One, MAS não é igual, pois a pegada é muito melhor (se encaixa melhor nas mãos) e os direcionais são bem melhores, com destaque para o botão share que deixa mais fácil a captura de imagens e gameplays. Além disso, foi adicionado uma textura nos botões LB, RB, LT, RT, que proporciona uma pegada melhor e ajuda quando a pessoal transpira muito (essa textura áspera também está presente no “corpo” do controle, assim como já era no controle revisado do Xbox One S).”
  • “Videogame mais poderoso de todos os tempos! Fora o custo-benefício. Assinei o Game Pass Ultimate e agora não tenho tempo pra jogar tanto jogo.”

Especificações técnicas do Xbox Series X:

  • Peso e dimensões: 4,45kg (15,1cm de largura; 30cm de altura; 15,1cm de profundidade)
  • Sistema operacional: Windows 10
  • Processador: AMD com arquitetura Zen 2, octa-core com até 3,8 GHz
  • Chip gráfico (GPU): AMD Radeon RDNA 2 com frequência de 1,825 GHz
  • Teraflops: 12 com 52 unidades de computação
  • RAM: 16GB GDDR6 (10GB a 560GB/s e 6GB a 336GB/s)
  • Armazenamento: 1TB de SSD NVMe personalizado com taxa de transferência de 2,4 GB/s (raw) ou 4,8 GB/s (com compressão)
  • Resolução: 4K até 120 FPS com suporte a 8K
  • Drive óptico: Blu-Ray 4K UHD
  • Suporte a ray tracing: Sim

2º – PS5

O melhor do PS5 Pontos de atenção
  • Tem design futurista
  • Silencioso e muito rápido
  • Extremamente potente
  • Retrocompatibilidade com jogos do PS4
  • Tem SSD de capacidade boa/razoável
  • Controle excelente e muito imersivo
  • Roda jogos em 4k com até 120 FPS
  • Suporte a ray tracing e a 8K
  • Franquias consagradas e exclusivas
  • Preço elevado
  • Retrocompatibilidade deixa a desejar
  • Jogos caros
  • SSD para armazenamento extra bastante caro

Tem preferência pelos consoles ou games da Sony e vai investir em um aparelho de nova geração? Compre o PS5!

O PS5 é um videogame muito potente: possui 16GB de RAM GDDR6, processador octa-core com até 3,5 GHz e chip gráfico AMD com arquitetura Radeon RDNA 2, frequência de 2,23 GHz e 10,28 teraflops.

Já em questão de armazenamento, o console conta com um SSD de 825GB (sendo 667GB livres), que é capaz de armazenar uma boa quantidade de jogos. Porém, isso vai depender muito dos títulos escolhidos, já que em alguns casos um único game da nova geração deve ocupar cerca de 200GB.

O SSD do PS5 faz com que tudo nele seja muito rápido: loading dos games, navegação pelo menu e apps, download ou transferência dos jogos e todas as demais tarefas que você executar.

Já em questão de resolução, a máquina é capaz de rodar jogos em 4K com até 120 FPS, possuindo suporte para até 8K, proporcionando gráficos absurdos ao usuário.

Porém, apesar de todo o poder, a verdadeira capacidade do console (e dos demais da nova geração) só deve ser realmente explorada nos próximos anos.

Em questão de design, ele é grande, bonito e tem uma pegada mais futurista, o que pode agradar muito alguns, outros nem tanto.

Já se você preza por retrocompatibilidade, felizmente, o PS5 consegue rodar a grande maioria dos jogos do PS4. Porém, infelizmente, não é possível executar os games do PS2 ou PS3 nele, deixando a desejar nesse quesito.

O controle DualSense do PS5 é um destaque à parte. Ele é muito bonito, tem uma excelente pegada e ainda torna a experiência dos games muito mais imersiva graças aos gatilhos adaptáveis e respostas táteis.

Ele conta ainda com um botão de criação (Create), que permite que o jogador crie e compartilhe conteúdo de forma fácil e rápida, com o botão Options e com o touchpad, que já eram recursos existentes no DualShock 4 do PS4.

Já o ponto em que o produto mais “deixa a desejar” aqui no Brasil é o valor, que é bem elevado, não possuindo grandes problemas relacionados à construção.

O preço dos jogos do PS5 infelizmente também fogem da realidade da maioria de nós brasileiros.

Melhor preço do console nas principais lojas do Brasil:

  • Amazon Brasil: (sem estoque)
  • Americanas: (sem estoque)
  • Submarino: (sem estoque)
  • Casas Bahia: (sem estoque)
  • Ponto Frio: (sem estoque)
  • Carrefour: (sem estoque)
  • KaBuM!: (sem estoque)

Opiniões de quem já comprou o PS5:

  • “O PS5 é sensacional, tudo é muito rápido e não engasga. O joystick DualSense é excelente, os gatilhos e a nova vibração passam sensações que não existem em nenhum outro controle.”
  • “O PS5 é uma máquina bonita, com um controle incrível, o DualSense. Além disso, Astros Playroom é um deleite para quem gosta da história dos consoles.”
  • “Excelente videogame, a Sony está de parabéns pelo desenvolvimento do PlayStation 5. Muito potente, bonito e com os melhores jogos. O DualSense é um show a parte, só jogando para entender.”
  • “Este console é um sonho! Para quem viveu a época dos jogos de 8 bits como eu e veio de lá ficando perplexo a cada geração, esta foi a que mais causou sensações. Me senti que nem uma criança abrindo a caixa. Que coisa mais linda! Ele é rápido, não faz nenhum barulho, ficou com a interface gráfica super intuitiva e o seu controle com sensor tátil é demais. O único ponto negativo na minha opinião é o seu tamanho. Mas sei que isso é proposital. Foi feito pra quem realmente ama jogar longe de teclado e mouse. Esse console é fora do sério!”
  • “O melhor console da franquia. O controle tem um potencial enorme se as empresas desenvolvedoras de games souberem explorar bem o hardware. A imersão por conta dos gatilhos adaptativos, o feedback tátil, dão uma experiência completamente diferente nos games. O Console é muito rápido graças ao SSD com altíssima velocidade de leitura e escrita comparado à gerações anteriores e outros consoles da mesma geração. Não é à toa que o lançamento do PS5 foi o maior da história dos videogames nos EUA.”

Especificações técnicas do PS5:

  • Peso e dimensões: 4,5kg (10,4cm de largura; 39cm de altura; 26cm de profundidade)
  • Processador: AMD com arquitetura Zen 2, octa-core com até 3,5 GHz
  • Chip gráfico (GPU): AMD Radeon RDNA 2 com frequência de 2,23 GHz
  • Teraflops: 10,28 com 36 unidades de computação
  • RAM: 16GB GDDR6 a 448GB/s
  • Armazenamento: 825GB de SSD personalizado, barramento de 12 canais e controlador PCI Express 4.0, com taxa de transferência de 5,5GB/s (raw) ou 8,9GB/s (com compressão)
  • Resolução: 4K até 120 FPS com suporte a 8K
  • Drive óptico: Blu-Ray 4K UHD
  • Suporte a ray tracing: Sim
PS5 sem estoque

3º – Xbox Series S

O melhor do Xbox Series S Pontos de atenção
  • Console bem compacto
  • Nova geração de custo-benefício
  • Tem SSD
  • Excelente controle
  • Retrocompatibilidade bastante completa
  • Tem suporte a ray tracing
  • Roda os games em até 4k
  • Xbox Game Pass tem ótimo custo-benefício
  • SSD com pouco espaço
  • SSD Extra bastante caro
  • Não roda mídia física
  • Jogos com preço elevado

CONFERIR ↵

Quer um console de nova geração com um preço mais “acessível”? A melhor opção é o Xbox Series S, que, apesar de ser inferior ao Series X e ao PS5, ainda é muito eficaz.

As configurações do Series S são: 10GB GDDR6 de RAM, processador octa-core com até 3,6 GHz e chip gráfico AMD com arquitetura Radeon RDNA 2, frequência de 1,565 GHz e 4 teraflops.

Já de armazenamento o videogame tem 512GB de SSD (364GB livres ao usuário), memória que infelizmente não é capaz de armazenar uma grande quantidade de conteúdo, levando em conta que os jogos atuais são bastante pesados e os que virão tendem a ocupar ainda mais espaço.

Porém, embora o SSD não seja de grande capacidade, ele faz com que o Series S seja bem mais veloz em todas as ações: loading e download de jogos, navegar por apps, etc.

Ele, assim como o Series X, possui retrocompatibilidade com os games do Xbox original, 360 e One, e também não tem compatibilidade com Kinect.

O controle também é a mesma coisa do modelo do Seires X, com o diferencial de ser branco. Ele tem ótima pegada, é bonito e tem o botão compartilhar (share), que ajuda bastante na captura e compartilhamento de conteúdo.

Em questões gráficas, o Series S é capaz de rodar jogos em até 4K com uma ótima taxa de FPS.

Em relação ao design: ele é bonito, é muito pequeno (principalmente levando em conta os outros dois videogames da nova geração), sendo uma boa opção para quem tem pouco espaço ou quer um console que seja fácil de carregar em viagens, levar para casa dos amigos, etc.

Já os pontos em que o produto mais deixa a desejar são: a baixa capacidade do SSD e a falta da capacidade de rodar games em mídia física (que no final das contas são instalados no console como uma mídia digital mesmo, ocupando espaço do SSD/HD).

O preço dos jogos lançados atualmente já feitos pensando na nova geração também é algo que pesa negativamente, porém, como ele tem retrocompatibilidade com os consoles mais antigos e ainda tem o Xbox Game Pass, isso é algo que não chega a ser alarmante.

Melhor preço do console nas principais lojas do Brasil:

Opiniões de quem comprou e joga no Xbox Series S:

  • “Tem tudo pra fazer sucesso em países emergentes, vai ser ótimo pra pessoas que não tem muita grana mas querem jogar os jogos da nova geração, ray tracing e velocidades de carregamento aprimoradas.”
  • “Esse videogame é simplesmente incrível. E pode ter certeza que quando vocês abrirem a caixa vão se surpreender com o tamanho, mesmo já sabendo que é pequeno. Pode ir sem medo!”
  • “É lindo, compacto, rápido e silencioso! Saí do One fat e a experiência está sendo ótima! só o fato de ter um SSD já é maravilhoso. Sobre o espaço, é realmente triste… mas no meu caso, jogo diariamente cerca de 2 jogos (FIFA E F1), de resto, como tenho uma boa internet, baixo o jogo a tarde para jogar à noite ou no da seguinte, então esse foi um fator que me fez decidir comprar o SS.”

Especificações técnicas do Xbox Series S:

  • Peso e dimensões: 1,93kg (6,5cm de largura; 27,5cm de altura; 15,1cm de profundidade)
  • Processador: AMD com arquitetura Zen 2, octa-core com até 3,6 GHz
  • Chip gráfico (GPU): AMD com arquitetura Radeon RDNA 2 com frequência de 1,565 GHz
  • Teraflops: 4 com 20 unidades de computação
  • RAM: 10GB GDDR6 (8GB a 224GB/s e 2GB a 56GB/s)
  • Armazenamento: 512GB de SSD NVMe personalizado com taxa de transferência de 2,4 GB/s (raw) ou 4,8 GB/s (com compressão)
  • Resolução: 4K
  • Drive óptico: não possui
  • Suporte a ray tracing: Sim

4º – Xbox One X

O melhor do Xbox One X Pontos de atenção
  • Console bonito e compacto
  • Configurações bem potentes
  • Conta com ótimo controle
  • Tem retrocompatibilidade
  • Muitas opções de jogos
  • Xbox Game Pass
  • Bom espaço de armazenamento
  • Preço elevado
  • Armazenamento em HD

CONFERIR ↵

Da geração passada, o console mais potente é o Xbox One X, que é o modelo top de linha da Microsoft na série One.

O One X é um videogame bonito e compacto, levando em conta as configurações que tem.

Ele conta com um excelente controle, tem retrocompatibilidade com os games dos consoles das gerações passadas: Xbox tradicional e Xbox 360, e ainda funciona com o Kinect.

Há centenas de opções de jogos para Xbox One (tanto exclusivos quanto multiplataforma), muitos deles com um excelente custo-benefício.

Além disso, o console (e a linha One em geral) deve continuar recebendo atualizações de games pelo menos pelos próximos 2 ou 3 anos, fora o serviço Game Pass, que tem um excelente custo-benefício.

As configurações do Xbox One X são: 12GB de RAM GDDR5, processador AMD Jaguar octa-core de 2.3 GHz, chip gráfico de 1,172 GHz e 6 teraflops.

Já de armazenamento ele conta com 1TB de HD, sendo mais lento que os novos consoles (que usam SSD), mas capaz de armazenar uma grande quantidade de games.

Graças às configurações, o One X consegue executar os games em uma qualidade absurda, rodando os títulos otimizados em até 4K nativo, qualidade que agora será mais explorada graças a nova geração.

Já o ponto em que o produto mais deixa a desejar é em relação ao preço, que é bem elevado no Brasil, principalmente depois do início da pandemia.

Observação: caso encontre o Xbox One Fat ou One por um bom preço, saiba que eles valem muito a pena também. O One X é o melhor de todos, porém, também é o mais caro e o mais difícil de se encontrar.

Melhor preço do console nas principais lojas do Brasil:

Resenhas de quem comprou o Xbox One X:

  • “Excelente. Atendeu todas as expectativas. A qualidade gráfica é impressionante e o sistema de assinatura mensal (EA Access e Xbox Game Pass) permite o uso de diversos jogos, muitos lançados há pouco tempo. Grande evolução em relação ao XBOX 360, especialmente se a TV for 4K com HDR.”
  • “Produto excelente, a qualidade dos gráficos é impressionante. Difícil mesmo é conseguir parar de jogar. Observação: usado em uma TV ks7000 da Samsung (pontos quânticos), um pouco difícil de configurar TV x Game. Antes de configurar, não dava para perceber muita diferença para o Xbox One convencional.”
  • “O console é ótimo. Tem bons jogos, o Game Pass tem uma gama gigante de jogos disponíveis além de ter até 4 jogos por mês de graça na Live Gold. Muita gente faz comparação com PS4 por causa dos exclusivos, mas é questão de gosto… Então eu recomendo demais. Gráficos 4K lindos demais pra quem tem uma TV que suporta.”

Especificações técnicas do Xbox One X:

  • Peso e dimensões: 3,8kg (23,8cm de largura; 29,9cm de altura; 6cm de profundidade)
  • Processador: AMD AMD Jaguar, octa-core com até 2,3 GHz
  • Chip gráfico (GPU): AMD com frequência de 1,172 GHz, 6 teraflops e 40 unidades de computação
  • RAM: 12GB GDDR5
  • Armazenamento: 1TB de HD (150 MB/s no pico)
  • Resolução: suporte a até 4K
  • Drive óptico: Ultra HD Blu-ray

5º – PS4 Pro

O melhor do PS4 Pro Pontos de atenção
  • Console bonito e compacto
  • Ótimas configurações gerais
  • Excelente controle
  • Muitas opções de jogos
  • Diversos exclusivos de franquias consagradas
  • Bom espaço armazenamento
  • Preço elevado
  • Falta de retrocompatibilidade
  • Armazenamento em HD

CONFERIR ↵

Da Sony, o console mais potente da geração passada é o PS4 Pro, que continua sendo uma grande opção neste ano e provavelmente continuará sendo nos próximos também.

O PS4 Pro é um console bonito e compacto (menos que o Xbox One X, mas, ainda assim, é relativamente pequeno).

Ele tem um ótimo controle (tanto em questão de pegada quanto em questão de compartilhamento de conteúdo), muitas opções de jogos, sejam exclusivos de algumas das melhores e mais famosas franquias da atualidade (God of War, Spider Man, The Last of Us, etc) ou multiplataforma.

Além dos jogos de PS4 já lançados, a linha ainda deve continuar recebendo lançamentos pelo menos pelos próximos 2 ou 3 anos.

Embora não seja o videogame mais potente da geração passada, o PS4 Pro tem configurações de respeito, sendo elas: 8GB de RAM GDDR5, processador AMD Jaguar de 2,1 GHz, e chip gráfico com 911 MHz e 4,20 teraflops.

Já de armazenamento o aparelho conta com 1TB de HD, que, apesar de bem mais lento que um SSD (disponível na nova geração), é capaz de armazenar uma grande quantidade de games e conteúdos.

Com o PS4 Pro você conseguirá rodar seus games favoritos em uma qualidade absurda, conseguindo até 4K não nativo (usando renderização checkerboard) em alguns títulos específicos.

Já os pontos em que ele mais deixa a desejar são: preço bastante elevado aqui no Brasil e falta de retrocompatibilidade com os jogos do PS1, PS2 e PS3.

Observação: caso encontre o PS4 Fat ou Slim por um bom preço, saiba que eles valem muito a pena também. O PS4 Pro é o melhor de todos, porém, também é o mais caro e com pior disponibilidade nas lojas brasileiras.

Melhor preço do console nas principais lojas do Brasil:

Opiniões dos compradores e usuários do PS4 Pro:

  • “O produto é simplesmente o melhor no mercado. Atende ao gamer mais exigente. Processamento rápido e eficiente, aliados à já conhecida qualidade SONY.”
  • “Definitivamente a melhor versão do PS4. Rápido, eficiente e com ótimo layout. Performance superior para quem quer aproveitar o máximo dessa geração em uma tá 4k. Depois desse só o ps5. Se você é chato como eu pra FPS, vai de ps4 pro. Sempre fui PC gamer, já tive PS4 normal, vendi e comprei esse Pro. Melhor negócio que já fiz. Não me desfaço dele mais. Recomendo.”
  • “Excelente!. Um console bastante completo. Peca um pouco na bateria do controle, tive a vaga impressão de que a do ps3 é um pouco mais duradoura, em compensação a do ps4 carrega um pouco mais rápido. O sistema é bastante simples para se utilizar, os gráficos são maravilhosos. E os exclusivos. Só o PS4 tem, né? Recomendo demais essa maravilha!”

Especificações técnicas do PS4 Pro:

  • Peso e dimensões: 3,3kg (29,4cm de largura; 32,5cm de altura; 5,3cm de profundidade)
  • Processador: AMD AMD Jaguar, octa-core com até 2,1 GHz
  • Chip gráfico (GPU): AMD Radeon com frequência de 911 MHz, 4,2 teraflops e 36 unidades de computação
  • RAM: 12GB GDDR5
  • Armazenamento: 1TB ou 2TB de HD (150 MB/s no pico)
  • Resolução: suporte a até 4K
  • Drive óptico: Blu-ray, DVD

6º – Nintendo Switch

O melhor do Nintendo Switch Pontos de atenção
  • Compacto e bonito
  • Muito divertido
  • Versátil e imersivo
  • Portátil e funciona como console de mesa
  • Conta com excelentes franquias de games
  • Preço elevado
  • Jogos são caros
  • Joy-Cons costumam apresentar problema de “drift”

CONFERIR ↵

Não se importa tanto com gráficos e está em busca de um console portátil – que também funciona como um console de mesa? Uma grande opção é o Nintendo Switch.

O Nintendo Switch é bonito e muito pequeno, sendo uma boa escolha caso você viaje muito ou fique por um bom tempo fora de casa.

Ele não é capaz de reproduzir gráficos que se equiparam aos aparelhos das concorrentes Sony e Microsoft (especialmente agora), porém, conta com games muito divertidos e imersivos, sendo uma excelente opção para público de todas as idades.

No modo portátil, a bateria dele dura uma média de 4 a 9 horas, na versão de 2019, e entre 3 a 7 horas, na versão de 2017, variando de acordo com o game e com o brilho da tela.

Ele conta com jogos de franquia de respeito: Mario, Zelda, Pokémon, etc.

Quanto ao espaço de armazenamento, é pequeno, apenas 32GB, porém, é possível expandir com microSDHC ou microSDXC de até 2TB.

Já os pontos em que o Switch mais deixa a desejar são: preço elevado do console e dos jogos da própria Nintendo, Joy-Con apresentando problemas de “drift” (onde a tela se movimenta mesmo com o controle parado).

Observação: caso encontre o Switch Lite por um bom preço, ele também vale a pena, apesar de ser um pouco inferior ao console tradicional.

Melhor preço do console nas principais lojas do Brasil:

Opiniões de quem comprou e jogou/joga no Nintendo Switch:

  • “Tenho Xbox One a muito tempo e não estava a fim de comprar o console da nova geração, ao mesmo tempo que queria algo diferente e um pouco mais em conta. O Switch é um console fantástico. Devia ter comprado um a mais tempo.”
  • “Console sensacional, muito bom e fácil de jogar e configurar, estou curtindo muito, recomendo, uma experiência muito boa!”
  • “O Switch é excelente. A possibilidade de poder usar na TV e de forma portátil deixou o produto versátil. Os jogos são bem trabalhados e com ótimos gráficos, e ainda tem bastante opções infantis ideais para o meu filho. Um ponto fraco é o preço dos jogos que são muito caros.”
  • “Muito bom, como tudo que a Nintendo faz. É fácil de conectar e entender como funciona. Pode jogar na TV ou levar para qualquer lugar pois também é portátil.”

Especificações técnicas do Nintendo Switch:

  • Peso e dimensões: 399g com o Joy-Con (23,88cm de largura; 10,16cm de altura; 1,4cm de espessura)
  • Processador: NVIDIA Tegra customizado
  • Chip gráfico (GPU): GeForce ULP
  • Tela: LCD de 15,75 cm (6,2 polegadas)
  • Armazenamento: 32GB
  • RAM: 4GB
  • Resolução: até 1080p usando HDMI no modo TV e 720p usando a tela integrada no modo semiportátil e no modo portátil
  • Bateria: 4310 mAh

3. Dicas para escolher o melhor console

Como citado na introdução do artigo, o melhor console varia de acordo com o gosto pessoal, necessidade, “verba” disponível. Veja abaixo algumas dicas que podem te ajudar!

Saiba que tipos de jogo você pretende jogar:

Se você não tem preferência por nenhuma franquia exclusiva e gosta de games multiplataforma, compre o console que estiver com melhor custo-benefício no dia.

Porém, se tiver preferência por alguma franquia exclusiva de determinada plataforma, compre o console que roda os jogos dela.

Veja qual plataforma seus melhores amigos usam:

Outra dica é analisar qual plataforma a maioria dos seus amigos já usam ou vão comprar, pois isso fará com que suas jogatinas fiquem ainda mais divertidas.

Analise o preço do produto, dos serviços da empresa e dos componentes:

Outro passo importante na hora de escolher o novo console é se atentar ao preço dele, ao valor dos componentes disponíveis para ele (controle, sensores, óculos VR, etc) e serviços, seja de biblioteca de jogos ou para jogar online.

4. Vale a pena comprar um PS5 ou Xbox Series X?

Sim, caso você tenha condições, vale a pena investir em um PS5 ou em um Xbox Series X se eles estiverem sendo vendidos ao preço de mercado. Embora ainda sejam videogames recentes e sem tantos jogos lançados realmente pensando na tecnologia deles, eles contam com configurações bastante interessantes.

No Brasil, por exemplo, montar um PC gamer com configurações que se equiparam ao “poder” dos novos consoles da Sony ou Microsoft seria bastante inviável.

Atualmente, há uma escassez dos dois consoles em todo o mundo, porém, isso é algo que deve ser solucionado em breve.

Para aproveitar ao máximo os produtos você precisará de uma boa TV 4K com tecnologias mais atuais.

4.1 Ainda vale a pena comprar um PS4 ou Xbox One?

Sim, o PS4 e o Xbox One continuam valendo a pena em 2021. Apesar de agora fazerem parte da geração passada de consoles, os produtos da linha PS4 e Xbox One (em qualquer uma das versões das duas marcas) continuam sendo ótimas opções.

Há uma grande variedade de jogos lançados para eles, eles têm uma grande comunidade e continuam tendo gráficos de ponta.

Além disso, é bem provável que os videogames das duas empresas continuem ganhando lançamento de jogos pelo menos pelos próximos dois ou três anos.

4.2 E o Nintendo Switch, também continua sendo uma boa opção?

Sim, embora o Nintendo Switch seja inferior aos produtos de suas principais concorrentes em muitos pontos, ele continua sendo uma excelente opção, principalmente por ser muito versátil e contar com jogos muito divertidos.

5. O que é ray tracing?

Citado algumas vezes no artigo, caso você não saiba, basicamente, ray tracing é uma tecnologia que reproduz efeitos de luz, reflexos e sombreamentos de forma mais fiel à realidade.

Outras dicas que podem te interessar:

Sempre que precisar escolher algo, digite no Google: Uma dica por dia + produto. Ex: "Uma dica por dia melhor liquidificador".

Ou clique aqui e busque direto 🤩

*O melhor preço indicado em cada produto foi checado na última data de atualização deste artigo. Qualquer modificação no valor é de inteira responsabilidade da loja em questão.

**O melhor preço indicado faz referência ao valor do produto e frete somados.