6 livros de poesia para você conhecer em 2021

Obras clássicas e algumas atuais!

Livros de Poesia

O dia do poeta é comemorado em 20 de outubro, sendo assim, esta é a data que celebra o profissional/artista que usa de sua criatividade, imaginação e sensibilidade para escrever. Durante a história tivemos diversos poetas brasileiros que marcaram época e muitas de suas palavras estão em seus livros de poesias publicados.

Então, sem mais delongas, vamos aos títulos e aos poetas que merecem essa “homenagem”!

A seguir você verá:

  1. O que é poesia
  2. Qual a diferença entre poema e poesia
  3. Melhor livro de poesias
  4. Resenhas dos melhores livros de poesia

Para você incluir poesia no seu dia a dia!

1. O que é poesia?

A poesia é um gênero literário denominado lírico, caracterizado pela composição em versos estruturados de forma harmoniosa. Em geral, é comum os autores expressarem através dela sentimentos e visões pessoais sobre os temas propostos.

2. Qual a diferença entre poema e poesia?

Muitas pessoas definem poema e poesia como a mesma coisa, porém, existem conceitos diferentes entre eles. O poema é um gênero textual literário formado por versos, com rimas ou não, onde cada verso corresponde a uma linha do poema e um conjunto de versos é chamado de estrofe. Já a poesia é uma manifestação artística que provoca emoções, onde em um conceito mais amplo pode envolver pinturas, esculturas, literatura, etc. Dessa forma, pode haver uma poesia escrita em versos, da mesma forma que ela pode ser apresentada de outras maneiras.

3. Qual o melhor livro de poesia?

Em nossas listas de livros não costumamos definir o melhor, pois quando se fala de leitura (e outros assuntos também), isso é muito variável, mudando de pessoa para pessoa. Porém, caso queira indicação de um livro de poesias para começar, sugerimos o Toda poesia, de Paulo Leminski.

O livro reúne os escritos do autor ao longo de sua vida e desta maneira podemos encontrar poesias de variados temas e sobre diferentes momentos. A edição é bem diagramada, a capa linda e, de modo geral, possui ótima qualidade.

4. Resenhas dos melhores livros de poesia

Listamos abaixo alguns livros para gostar de ler poesia. Caso não conheça muito do gênero, vale a pena dar uma chance e, quem sabe, se apaixonar por ele. Afinal, a poesia pode (e vai) provocar diversas emoções.

1º – Toda poesia

  • Média de páginas: 424

Uma obra que serve de “porta de entrada” para quem não tem intimidade com poesias. A leitura limpa permite a apreciação tanto para quem já está habituado a ler poesia quanto para quem não está familiarizado.

Paulo Leminski foi um grande gênio da poesia do final do século XX, não à toa é um dos poetas mais conhecidos do Brasil.

Melhor preço do livro nas principais lojas do Brasil:

Mais resenhas sobre Toda poesia:

  • “Distraído venceremos, porém é impossível se distrair lendo as poesias do Leminski, obra mais que essencial, edição belíssima, orgulho de ter na estante.”
  • “Se existisse uma lista de perfeições no mundo esse livro com certeza estaria presente nela.”
  • “Compro todas essas obras completas de poetas brasileiros. São livros para ler para o resto da vida. E esse livro Leminski que deu força a esse resgate.”
  • “Será que não teríamos pessoas melhores no planeta se (ao menos de vez em quando) lêssemos mais poesia? E que obra gostosa Leminski deixou pra gente! Seu trabalho por ora parece simples, mas só parece, pois os detalhes bem escritos estão por todas as partes.”

2º – 50 poemas de revolta

  • Média de páginas: 144

50 poemas de revolta” é uma coletânea que reúne poemas de 34 autoras e autores brasileiros, destacando temas como: desigualdade social, racismo e incontáveis modalidades de opressão e intolerância.

Escreve Hilda Hilst: “Repensemos a tarefa de pensar o mundo”.

Melhor preço do livro nas principais lojas do Brasil:

Mais resenhas sobre 50 poemas de revolta:

  • “Refleti cada poema. Adorei as escolhas, a ordem como foram colocados no livro e os autores escolhidos. Vale muito a pena!”
  • “Impresso em papel de boa qualidade. Uma ótima seleção de poemas. Uma boa pedida para quem deseja conhecer novos poetas.”
  • “Vários poemas interessantes, bem curtinhos e nada cansativo de ler, vale a pena!”
  • “É um livro curto e pequeno, que pode ser lido rapidamente, com uma ótima seleção de autores. Adoro antologias por nos permitirem conhecer autores diferentes de uma só vez, e essa não me decepcionou. Recomendo muito a leitura!”

3º – Claro enigma

  • Média de páginas: 144

Drummond leva seus poemas a um nível muito diferenciado.

Publicado em 1951, “Claro enigma” representa um momento especial na obra do autor.

Com uma dicção mais clássica, o poeta revisita formas que haviam sido abandonadas pelo modernismo, afirma seu amor pela poesia de Dante e Camões e busca uma forma mais difícil, mas sem jamais abandonar o lirismo e a agudeza de sua melhor poesia.

Melhor preço do livro nas principais lojas do Brasil:

Mais resenhas sobre Claro enigma:

  • “O maior poeta moderno do Brasil. Vale ler em qualquer tempo. Drummond é sempre um enigma.”
  • “Esse livro clássico do autor ganhou uma bela edição pela Companhia das Letras. Uma aula de poesia com a coragem de um pensamento existencialista que se propõe a mirar o abismo.”
  • “Um dos melhores livros que já li! Drummond arrasa, recomendo.”
  • “Gostei muito dos poemas “Memória”, “Perguntas em forma de cavalo-marinho”, fiquei embasbacado com “A máquina do mundo”, que descobri ser eleito o melhor poema brasileiro do séc. XX, por um grupo de críticos e especialistas… são tantos… Gostei muito do livro, finalmente um pouco de poesia, fazia tempo que não lia nada de poesia, meu box de Carlos Drummond está no fim… falta um livro apenas. Indico o ‘Claro Enigma’.”

4º – Folhas de relva

  • Média de páginas: 320

A melhor definição que já ouvi sobre este livro: “Uma brisa leve para o coração”. Para mim, Walt Whitman é um dos maiores poetas americanos. Sua criatividade e originalidade arrebatam!

Considerada a obra fundadora da poesia moderna americana, ela inova tanto do ponto de vista formal, pois inaugura o uso de versos livres e longas linhas rítmicas, quanto do conteúdo.

Razão pela qual mais de cem anos depois de sua publicação ainda é um livro totalmente de vanguarda, muito a frente do seu tempo. Poemas capazes de transformar vidas e modos de ver o mundo.

Melhor preço do livro nas principais lojas do Brasil:

Mais resenhas sobre Folhas de relva:

  • “Whitman é um divisor de águas na literatura; antes dele ninguém igual e depois dele ninguém consegue chegar perto.”
  • “O livro é maravilhoso, bem organizado e muito bem traduzido. Muito recomendável.”
  • “Livro interessantíssimo. Sexualidade, liberdade, descobrimento. A forma que o autor coloca as palavras, desejos, anseios é memorável. Razão pela qual mais de cem anos depois ainda é um livro totalmente de vanguarda, muito à frente do seu tempo.”
  • “Obra fantástica. Valeu cada centavo! Excelente leitura.”
  • “Qualquer fã de Breaking Bad vai saber apreciar essa leitura, mas ela não é fácil. Portanto calma e paciência para relevar a linguagem rebuscada e antiga do autor.”

5º – Tudo nela brilha e queima

  • Média de páginas: 192

Um bom livro real, especialmente para mulheres. É uma junção de vários poemas autorais de Ryane Leão que falam sobre empoderamento feminino e negro. Trata de diversos assuntos polêmicos sem medo, fazendo muitas críticas à sociedade e à organização da mesma.

A obra acompanha diferentes momentos da vida da autora, desde o sentimento de saudades de alguém, até a forma como ela demonstra força diante das angústias da vida, ou os momentos em que ela incentiva as mulheres.

A leitura é muito fluida e rápida, mas Ryane Leão sabe como ninguém tocar naqueles pontos essenciais.

Melhor preço do livro nas principais lojas do Brasil:

Mais resenhas sobre Tudo nela brilha e queima:

  • “É possível terminar até menos de duas horas, então é um livro bem rápido para ler e difícil de esquecer. Ler para aquecer o coração e lembrar da imensidão do ser também faz parte do bem viver.”
  • “Livros como “Tudo nela brilha e queima” da Rayane Leão me fazem mais forte. Me lembram que tá tudo bem ser quem sou, com minhas falhas que quero tão desesperadamente preencher. Aqui os poemas são uma casa, porque você se sente parte deles e se pergunta se seria possível morar ali, onde tudo nela brilha e queima. E aí você percebe que em você também.”
  • “Esse livro é simplesmente espetacular. Descobri a Ryane no Instagram e fiquei bastante interessada pelo livro, e por lá, me encontrei apaixonada por poesias/poemas exatamente como os dela: curtos, tocantes, diretos e cortantes. Cada página e cada verso lido tocavam minha alma a ponto de eu ter que parar pra digerir, pra sentir. A escrita é linda, direta e incrível. Definitivamente esse é o meu livro de poesia favorito. Era isso que eu buscava e eu enfim me encontrei.”
  • “Boa leitura para tarde chuvosas com um chá quentinho!”

6º – Sentimento do mundo

  • Média de páginas: 88

Outra obra de Carlos Drummond de Andrade. Este é seu terceiro livro, publicado em 1940. Já o mencionamos em uma lista de livros curtos, pois ele possui menos de 100 páginas e é bem fácil de ler.

Em seus poemas ele introduz temas importantes como preocupações de cunho político, injustiças e desigualdades sociais incluindo às vezes um tom irônico e também melancólico, mas sempre regado por muita sensibilidade, o que torna sua crítica mais carregada de significado.

Melhor preço do livro nas principais lojas do Brasil:

Mais resenhas sobre Sentimento do mundo:

  • “Sentimento do mundo permanece, tantos anos depois de seu lançamento, ainda um dos livros mais celebrados de Drummond. Não é para menos: o livro apresenta poemas clássicos como “Sentimento do mundo”, “Confidência do Itabirano”, “Poema da necessidade”, entre outros. Excepcional!”
  • “O livro faz parte de um ponto importante na obra de Drummond, no qual o autor se volta para a realidade do mundo e suas mazelas. Dessa forma, Sentimento do mundo difere de Alguma poesia e Brejo das almas. No entanto, o poeta ainda descreve momentos emocionais/individuais e usa de contradições e antíteses para demonstrar que ainda vive uma “luta interna”. Esse conflito entre “ter apenas duas mãos”, mas possuir o “sentimento do mundo” marca os poemas e pode ser observado logo de cara ao analisar os dois primeiros: “sentimento do mundo” e “confidência do Itabirano”. Um livro simplesmente fantástico!”
  • “Quem sou eu, uma mera estudante de letras, pra criticar Drummond. O homem é um gênio, esse livro é um baú do tesouro pra qualquer um que goste de fazer análise de poesia.”
  • “Carlos Drummond de Andrade nunca decepciona. Livro lindo, apesar de eu ter achado uma compreensão um pouco difícil. De grande sensibilidade, com marcas de melancolia nos poemas. Recomendo.”

Outras dicas de livros:

Sempre que precisar escolher algo, digite no Google: Uma dica por dia + produto. Ex: "Uma dica por dia melhor liquidificador".

Ou clique aqui e busque direto 🤩

*O melhor preço indicado em cada produto foi checado na última data de atualização deste artigo. Qualquer modificação no valor é de inteira responsabilidade da loja em questão.

**O melhor preço indicado faz referência ao valor do produto e frete somados.

Deixe sua opinião

Por favor, digite sua opinião!
Por favor, digite seu nome aqui