9 livros de autoajuda para transformar seu 2022

Uma lista que vai além das obras famosas do gênero!

Livros de Autoajuda

Procurando um bom livro de autoajuda para aprender algo novo em 2022? Listamos ao longo do artigo diversas obras com ensinamentos, lições e dicas para levar uma vida mais leve, com compromisso e também mais disciplina. Há diversos relatos de leitores que conseguiram mudanças provocadas diretamente pela leitura de algumas das obras indicadas.

A seguir você confere:

  1. O que é autoajuda
  2. Livros de autoajuda mais vendidos
  3. Melhores livros de autoajuda

Confira ótimas obras de autoajuda para ler agora!

1. O que é um livro de autoajuda?

Os livros de autoajuda pertencem ao gênero literário cujo objetivo é fazer o leitor refletir sobre o tema discutido, oferecendo pontos de vistas distintos e levando ao aprimoramento de novas habilidades. As obras abordam temas diversos como relacionamentos, educação financeira, habilidades sociais, imperfeição, aceitação, criatividade, entre outros.

2. Quais os livros de autoajuda mais vendidos?

Entre os livros de autoajuda mais vendidos mundialmente estão títulos como “O milagre da manhã”, “A sutil arte de ligar o f*da-se”, “Mais esperto que o diabo”, “Poder do hábito” e “Pense como um monge”.

Além destas, há muitos exemplos de obras que venderam milhões de cópias e foram traduzidas para diversas línguas.

3. Melhores livros de auto ajuda

Confira a lista completa dos livros de autoajuda que indicamos. Sugerimos tanto alguns mais populares, para atender ao público que não conhece os títulos, quanto outros menos “famosos”. Inclusive, alguns menos populares chegam a ser até mais interessantes que obras campeãs de vendas.

1º – A arte da imperfeição (Brené Brown)

Média de páginas: 176
Data da primeira publicação: agosto de 2010

Em “A arte da imperfeição” a pesquisadora e professora Brené Brown desconstrói o ideal de perfeição.

Ela propõe um conjunto de diretrizes, através de sua sólida pesquisa para estimular os leitores a conquistarem uma vida plena, com compaixão, autenticidade, liberdade e resiliência.

O livro é bem realista e fácil de se identificar.

Melhor preço do livro nas principais lojas do Brasil:

Mais resenhas sobre A arte da imperfeição:

  • “Conheci Brene pelo TED, me encantei com seus dois vídeos e vim correndo comprar o livro. É uma leitura agradável, leve e me identifiquei em cada página.”
  • “De fato é um livro de auto ajuda. Porém, não daqueles modelos clássicos que te induzem a repetir frases e pensar positivo. Mas, traz diretrizes objetivas que podem ser aplicadas à vida diária. Algumas pessoas criticaram a narrativa da autora por estar centrada em suas pesquisas. Por outro lado, penso que tal narrativa deu à obra um caráter mais humano e real. Recomendo a leitura como uma forma de olhar para si, de se fazer perguntas.”
  • “Ótimo livro, dicas boas e muitos aspectos para trabalhar e buscar a tão sonhada “Vida Plena”.”

2º – As coisas que você só vê quando desacelera (Haemin Sunim)

Média de páginas: 256
Data da primeira publicação: outubro de 2017

Escrito pelo mestre zen-budista sul-coreano Haemin Sunim, “As coisas que você só vê quando desacelera” traz uma mensagem simples, muitas vezes esquecida por nós diante dos muitos compromissos que a vida contemporânea nos exige.

O livro é uma espécie de manual sobre como levar uma vida mais focada em coisas que realmente importam.

Melhor preço do livro nas principais lojas do Brasil:

Mais resenhas sobre As coisas que você só vê quando desacelera:

  • “Um livro muito tranquilo de ler. O autor sempre conta situações de sua vida e compartilha alguns insights desses momentos, juntamente com pequenos textos.”
  • “É um livro de autoconhecimento e controle das emoções. O autor nos mostra o que precisamos saber ou o que já sabemos e não percebemos.”
  • “Livro riquíssimo em qualidade de material e em ilustrações.”
  • “Cada passagem do livro é um insight inspirador que traz paz e sabedoria. Adoro ler antes de dormir.”

3º – O milagre da manhã (Hal Elrod)

Média de páginas: 196
Data da primeira publicação: dezembro de 2012

Quem pesquisa um pouco sobre livros, especialmente lista de mais vendidos, certamente já se deparou com “O milagre da manhã“, pois ele é famosíssimo e muito procurado por leitores do gênero.

Neste novo clássico da autoajuda, o autor Hal Elrod explica os benefícios de acordar cedo e desenvolver todo o potencial e habilidades que habitam em cada um.

Melhor preço do livro nas principais lojas do Brasil:

Mais resenhas sobre O milagre da manhã:

  • “Ótimo livro, com certeza irá mexer com sua forma de pensar.”
  • “Um dos melhores livros de crescimento pessoal que eu já li.”
  • “Gostei muito do livro e mesmo sem terminar já estava acordando cedo. Me senti muito bem. Amanhã começo o meu desafio dos 30 dias e espero adquirir de fato novos hábitos.”
  • “Se você busca por mudanças, recomendo o livro, mesmo com algumas ressalvas consegui extrair mensagens úteis da leitura.”

4º – A coragem de ser imperfeito (Brené Brown)

Média de páginas: 208
Data da primeira publicação: setembro de 2012

Em “A coragem de ser imperfeito” a autora apresenta suas descobertas e estratégias bem-sucedidas sobre como a vulnerabilidade não é uma medida de fraqueza, mas a melhor definição de coragem.

O livro começa um pouco lento, mas vai ficando melhor à medida que Brené Brown explica estratégias para lidar com o medo, explanando várias boas ideias para uma vida plena.

Melhor preço do livro nas principais lojas do Brasil:

Mais resenhas sobre A coragem de ser imperfeito:

  • “O livro aborda a temática da vergonha, da plenitude e da vulnerabilidade, jogando uma luz sobre esses sentimentos tão comuns de serem sentidos mas tão pouco compreendidos. Apesar de o tema ter iniciado de uma pesquisa acadêmica, houve ampliação ao perceber os papéis da vergonha e da auto aceitação relacionados à coragem.”
  • “Interessante! Me fez repensar várias atitudes e traz estratégias para reconhecer e alterar comportamentos não desejados.”
  • “Achei excelente e me fez repensar muitas das minhas atitudes e crenças limitantes.”

5º – A sutil arte de ligar o f*da-se (Mark Manson)

Média de páginas: 224
Data da primeira publicação:

Outro título bastante famoso do gênero!

O livro se divide em nove capítulos que, em resumo, falam da pressão negativa que a perseguição do sucesso e da felicidade exercem sobre nós.

Mark Manson usa seu olhar crítico para propor um novo caminho rumo a uma vida melhor, mais coerente com a realidade e consciente dos nossos limites.

Um tratado contra o vitimismo e a favor do protagonismo. Você é responsável por sua vida, mesmo que não tenha culpa pelos fatos que te ocorreram.

Melhor preço do livro nas principais lojas do Brasil:

Mais resenhas sobre A sutil arte de ligar o f*da-se:

  • “Este é um dos melhores livros que li este ano e um dos poucos que me fizeram parar para pensar na vida literalmente. Não se iluda, este é um livro sério que trata de coisas sérias da vida.”
  • “Quando comecei a ler este livro, tive um pouco de preconceito, afinal, que livro teria este nome? Então eu continuei lendo e descobri que o livro é super agradável e leve. É como se você estivesse lendo algo que alguém está contando para você. Em nenhum momento me perdi na leitura e consegui absorver tudo o que era dito, sem contar que me identifiquei em muitas partes com o interlocutor.”
  • “Excelente leitura, gosto da honestidade com que o Mark escreve, já acompanhava seu blog e agora no livro, pude ver concentrado muito do que costuma tratar.”

6º – O poder do hábito (Charles Duhigg)

Média de páginas: 408
Data da primeira publicação: fevereiro de 2012

O poder do hábito” é um livro de leitura fluida, daquelas que você começa e não quer parar de ler enquanto não acabar.

Nele, o autor nos prova que sim, podemos mudar nossos hábitos, os bons e os ruins, mostrando também que não estamos condenados a vivermos até o fim de nossas vidas tendo hábitos vistos por nós e por terceiros como indesejados, inadequados e estranhos.

Melhor preço do livro nas principais lojas do Brasil:

Mais resenhas sobre O poder do hábito:

  • “O livro é funcional e simples. Recomendo para quem quer ferramentas simples para mudar e implementar novos e bons hábitos na rotina ou na vida como um todo.”
  • “O livro é ótimo para descobrirmos como ser eficientes no dia a dia, mostrando os gatilhos da procrastinação que nos impede de crescer. Existem vários experimentos científicos documentados no livro para provar o poder do hábito. Livro essencial para nossa geração cheia de distrações tecnológicas que nos deixam igual zumbis.”
  • “Gostei muito dos exemplos que foram colocados no livro (tirados de casos reais) e da linguagem que é simples com mensagem objetiva.”

7º – Salomão, o homem mais rico que já existiu (Steven K. Scott)

Média de páginas: 176
Data da primeira publicação:

Este é um dos melhores em auto ajuda -, especialmente por ir além. Ele não tem enrolação, fala diretamente dos temas, ao mesmo tempo que dá dicas interessantes.

Uma recomendação é que você leia quando estiver com mais tempo para se dedicar à leitura.

Nele, Steven K. Scott apresenta valiosos princípios de vida extraídos da história de Salomão, relatada no Livro dos Provérbios.

Melhor preço do livro nas principais lojas do Brasil:

Mais resenhas sobre Salomão, o homem mais rico que já existiu:

  • “Excelente livro. Aprendizado valioso para os negócios e para a vida.”
  • “Bom livro, de fácil leitura e compreensão. A princípio, o autor aborda acontecimentos de sua vida pessoal e de terceiros, usando-os como exemplos para o que foi escrito por Salomão no livro de Provérbios na sagrada escritura.”
  • “Estou lendo ainda. Metade dele é encantado por tanta lição. Excelente leitura e fácil. Vale cada centavo.”
  • “O autor consegue traduzir para os dias de hoje os ensinamentos do passado.”

8º – O poder da autorresponsabilidade (Paulo Vieira)

Média de páginas: 160
Data da primeira publicação: janeiro de 2018

Antes de mais nada, este é daqueles livros que trazem um conceito já tradicional em livros de autoajuda, que a pessoa só vai ter a vida que deseja se parar de culpar as outras ou o mundo pelo que está acontecendo em sua vida.

Trata-se de um manual que apresenta a metodologia das seis leis para a conquista da autorresponsabilidade.

Melhor preço do livro nas principais lojas do Brasil:

Mais resenhas sobre O poder da autorresponsabilidade:

  • “O livro é super pequeno e cheio de exercícios. Foi muito importante para o meu processo, para entender o quanto tudo é nossa responsabilidade e como isso pode ser incrível, pois podemos mudar tudo! Indiquei para várias amigas.”
  • “O livro tem uma ótima estética. O conteúdo é de grande ajuda e seus princípios são primordiais.”
  • “O livro bebeu da fonte de outro livro de “Inteligência Emocional”. Não que isso seja ruim! Seu texto claro e sem formas rebuscadas facilita a leitura.”
  • “Aprendi muito a como usar a autorresponsabilidade e isso tem tido um efeito transformador em minha vida. Um livro que recomendo a todos que querem uma mudança em suas vidas…”

9º – Outros jeitos de usar a boca (Rupi Kaur)

Média de páginas: 208
Data da primeira publicação: novembro de 2014

Outros jeitos de usar a boca” é um livro lindo, com poemas que podem ser tapa na cara, podem ser conforto, podem ser carinho, entre outras sensações e sentimentos.

É de leitura rápida, dividido em quatro categorias, e vale a pena mesmo para quem não aprecia os melhores livros de poesia.

Publicado inicialmente de forma independente por Rupi Kaur, poeta, artista plástica e performer canadense, o livro se tornou o maior fenômeno do gênero nos últimos anos nos Estados Unidos, com mais de 1 milhão de exemplares vendidos.

Dica: no momento desta publicação o livro “Outros jeitos de usar a boca” está gratuito para o Kindle, leitor de livros da Amazon.

Melhor preço do livro nas principais lojas do Brasil:

Mais resenhas sobre Outros jeitos de usar a boca:

  • “Como não se apaixonar pelos poemas da Rupi Kaur, quando você ler uma página você sente como se estivesse com a própria Rupi narrando cada um deles, os poemas são bem pessoais mas você se identifica com eles, simplesmente perfeito.”
  • “Uma leitura muito intensa e que chegando ao final me levou às lágrimas.”
  • “É um livro muito sensível, com poemas que tenho quase certeza de que irá te tocar ao mesmo tempo te destruir, de diversas maneiras.”
  • “Versos com uma força impressionante, que ao mesmo tempo encantam pela delicadeza e sensibilidade extremas. Tradução excelente para o português.”

Outras dicas de livros:

Sempre que precisar escolher algo, digite no Google: Uma dica por dia + produto. Ex: "Uma dica por dia melhor liquidificador".

Ou clique aqui e busque direto 🤩

*O melhor preço indicado em cada produto foi checado na última data de atualização deste artigo. Qualquer modificação no valor é de inteira responsabilidade da loja em questão.

**O melhor preço indicado faz referência ao valor do produto e frete somados.

Deixe sua opinião

Por favor, digite sua opinião!
Por favor, digite seu nome aqui